image1 image2 image3

OI, EU SOU O BENJAMIN|SEJA BEM VINDO AO MEU BLOG|AQUI NÓS VAMOS FALAR DE MÚSICA, FILMES, SÉRIES|CIÊNCIA E UM POUCO DE CULTURA POP!

O fim do universo! Como tudo pode acabar?


Olá leitores! Não é segredo pra ninguém que sou perdidamente apaixonado por astronomia, né? Essa é uma das frentes do blog inclusive. Sendo assim, essa semana estava lá no youtube da SPACE TODAY e encontrei o vídeo "Quatro Cenários Para o Fim do Universo" e achei a matéria genial e decidi trazer pra vocês.

Bem, nós vamos falar sobre 4 formas bem possíveis do universo acabar. Então já prepara que lá vem!

1. THE BIG RIP ("A Grande Ruptura")

Essa teoria é baseada na energia escura e a ideia dessa teoria é de a expansão do universo vai atingir uma velocidade acima do nível crítico e causará o deslocamento de todos os tipos de matéria, então as galáxias se isolariam, e depois de alguns bilhões de anos os próprios átomos se desintegrariam.

No Big Rip o Universo se converterá em partículas subatômicas mínimas dispersas que permaneceriam para sempre separadas, sem coesão gravitacional nem energia alguma. Por essa razão, acreditamos que aconteceria a morte do tempo, já que nada aconteceria e o tempo pareceria sempre estagnado.


2. THE BIG FREEZE ("O Grande Congelamento")


Essa teoria é bem parecida com a o BIG RIP. Sua ideia é de que devido a expansão vai chegar um momento em que o calor existente entre estruturas do universo se dissipe totalmente. Nesse qualquer estrutura do universo vai chegar ao zero absoluto e tudo o que existe se congelará. Sendo assim não haverá mais formação de galáxias nem de estrelas.

O universo nesse momento seria um enorme cemitério com todas as estrelas e planetas mortos e congelados, nada poderia mais existir nesse cenário.

Isso vai acontecer porque os objetos vão ficar tão distantes que o calor, luz e radiação de um objeto não vai mais conseguir chegar em um outro. Esse é o cenário mais provável para o fim do nosso universo.


3. THE BIG CRUNCH ("O Grande Colapso")


Essa teoria é o oposto da teoria do Big Bang. 

Alguns acreditam que a expansão no universo não é infinita mas sim finita, sendo assim quando a expansão do universo chegar ao seu limite ele vai começar a se colapsar ou se contrair. 

A ideia é de que o universo se colapse em uma singularidade e volte a expandir novamente. Sendo assim, podemos considerar que o universo é cíclico e que estamos vivendo apenas em um dos ciclos dele. 


3. THE BIG SLURP ("A Grande Sucção")


Essa teoria é a mais maluca de todas e ganhou força depois da confirmação da existência do Bóson de Higgs.


Se o Bóson de Higgs, tiver uma certa massa, isso pode indicar então que o nosso universo pode ser um tanto quanto instável, talvez existindo num estado metaestável.



Se esse for o caso, o nosso universo poderia experimentar um evento catastrófico quando uma bolha de outro universo alternativo aparecesse, o universo seria completamente aniquilado, ou sugado.

Toda a matéria, inclusive nós deixaríamos de existir. Se isso ainda não catastrófico o suficiente, tem uma notícia pior, esse evento de metaestabilidade de vácuo, pode acontecer a qualquer momento e em qualquer lugar no nosso universo e sem avisar.




PRA ENTENDER MELHOR!

Pra você entender toda essa parada de fim de unverso, Big Crunch, Big Freeze, Big Rip e Big Slurp aperta o play nesse vídeo do Space Today. Toda essa matéria foi retirada daqui.


Ah, esse é um dos meus canais favoritos sobre astronomia e eu super recomendo, então não deixa de se inscrever lá e seguir em todas as redes sociais! Afinal, os caras são incríveis né?

Compartilhe:

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário